Blitz congestiona trânsito e gera críticas da população

Falta organizar
Maurício Maron

Uma blitz de rotina, realizada pela equipe da 13a. Ciretran (e não da Secretaria de trânsito como havíamos anunciado antes), durante a tarde de hoje, causou um enorme congestionamento e grandes críticas da população, na entrada da cidade, próxima à Rodoviária. Segundo motoristas, a operação não ocorreu usando o critério de amostragem.

"Todos os carros estavam sendo parados. Imagina isso no final da tarde, quando o fluxo aumenta consideravelmente na BR 415, entre Ilhéus e Itabuna. "Faltou planejamento", criticou um ilheense nas redes sociais. "Fecharam a cidade, a fila chega ao Banco da Vitória", relata outro.

O mais curioso de tudo, segundo um motorista que aguardava a fila "andar" é que os motociclistas e usuários de bicileta que seguiam viagem em direção a Itabuna iam avisando aos motoristas que aguardavam no congestionamento sobre o que estava acontecendo.

"Quem tava ilegal, claro, retornava muito antes do ponto de abordagem e caia fora", ironizava um ilheense que tentava entrar na cidade.

Em resumo: se a blitz era para "pegar" irregularidades de motoristas e veículos, muitos escaparam ilesos da desorganizada operação.

As blitze são importantes - reconhece a população. Mas é fudamental que haja uma organização da operação no trânsito.